quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bolinhos e Bolinhós




No dia 31 de Outubro, procurando preservar as nossas tradições associadas ao culto dos mortos, a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal irá dinamizar a realização dos rituais associados à noite dos Bolinhos e Bolinhós. A ampla adesão da população local e o forte entusiasmo das crianças na edição anterior dos Bolinhos e Bolinhós ditou que este ano se alargasse a realização desta actividade a outras localidades da freguesia. Na verdade, o grande sucesso verificado entre a comunidade local levou a que as crianças de outras localidades fossem integradas num ritual que a Confraria espera ver a curto prazo alargado a toda a freguesia e até a todo o concelho.
Lembrar as nossas tradições, bem diferentes do "Dia das Bruxas", é o objectivo desta acção que, para além de procurar transmitir às crianças a importância e a intenção deste ritual reforçando os seus valores culturais e a sua ligação à identidade local, procura também que esta seja uma maneira da comunidade realizar trocas entre si. As crianças visitam as pessoas cantando e dando-lhes a sua alegria e os mais velhos agradecem com um docinho que se pretende que tenha a ver com os produtos endógenos como as castanhas, as romãs, os figos, as nozes e todas as frutas que fazem parte desta estação do ano. As crianças ficam a conhecer frutas que muitas vezes não provam e interagem, quer com os colegas, quer com os mais velhos reforçando os elos da comunidade local.
Mas este é um fim de semana dedicado às crianças que no domingo irão participar na reconstituição de uma sala de aula antiga onde não faltarão as carteiras, os tinteiros, a régua, e outros adereços de uma sala de aula de antigamente. Também estarão em exposição livros antigos da escola primária desde 1930 até aos dias de hoje. O objectivo desta actividade, "Os livros da nossa escola" será o de promover a partilha das histórias da escola entre pais e filhos e netos e avós. A escola mudou muito nos últimos 40 anos e isso é visível na forma como o espaço é organizado, sendo nosso dever dar a conhecer todas essas alterações para que as crianças possam perceber melhor a escola actual. A história faz parte da nossa vida e com esta iniciativa a Confraria irá procurar reforçar os conceitos que as crianças têm da escola, dos livros e de todos os adereços que constituem a escola de hoje.
Ambas as iniciativas direccionadas sobretudo para o público mais jovem pretendem, sobretudo, constituir uma oportunidade de troca e partilha de sentimentos e valores entre os elementos da família e entre toda a comunidade local.

Saudações,


Sem comentários: