segunda-feira, 2 de março de 2009

O TEMPO
A Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal, procurando honrar o seu compromisso enquanto agente de dinamização da vida cultural e social do concelho de Montemor-o-Velho, irá organizar um evento subordinado ao conceito do tempo. Assim, no dia 14 de Março a partir das 16:00 iremos ter um conjunto de actividades onde o tempo irá ser uma palavra sempre presente.

Sendo a Torre do Relógio um dos monumentos mais emblemáticos desta vila do Mondego, a chancelaria considerou importante valorizar e divulgar esta imagem de Tentúgal através da deambulação e exploração do conceito do tempo. Assim, poderemos contar com uma exposição de diversos mecanismos de contagem do tempo, onde poderão sobressair desde os relógios de torre, os de capela e para os mais pequenos os de cuco. A exposição pretenderá afirmar-se não pela “quantidade, mas sim pela qualidade e diversidade”. Ou seja, será possível ter uma noção de como os relógios foram evoluindo, não só enquanto mecanismo técnico como também enquanto objecto de decoração do espaço. Será uma boa oportunidade para entrar no mundo fantástico dos relógios e perceber as particularidades e especificidades de cada um.

Quem visitar Tentúgal terá também a oportunidade de ouvir José Mota Tavares, especialista de renome mundial na reconstrução e estudo da relojoaria mecânica, autor de livros dedicadas à relojoaria e grande entusiasta na exploração do conceito do tempo. Assim, José Mota Tavares irá proferir uma palestra intitulada “O Relógio, a máquina que divide o tempo” onde será possível perceber como a forma como entendemos e contamos o tempo foi evoluindo ao longo dos séculos. A evolução das máquinas para contar o tempo diz-nos muito acerca do entendimento que cada sociedade teve deste conceito. Este pode ser subjectivado e relativizado pelo contexto histórico em que nos inserimos. O tempo não é só um, mas está subjugado aos condicionalismos de cada sociedade e de cada um.

Para além deste programa, no dia 14 poderemos assistir ao descerramento de uma placa comemorativa da Torre do relógio enquanto monumento nacional procurando deste modo valorizar e dignificar um dos monumentos mais antigos da nossa vila.

A chancelaria da nossa confraria vem por este meio divulgar esta iniciativa e convidar todos os que queiram fazer uma viagem pelo fantástico mundo dos mecanismos do tempo.





14 de Março de 2009

Salão nobre da junta de freguesia de Tentúgal

15H30

EXPOSIÇÃO

AS MEDIDAS DO TEMPO

16H00

O RELÓGIO

A MÁQUINA QUE DIVIDE O TEMPO

PALESTRA PELO DOUTOR MOTA TAVARES

17H30

TORRE DO RELÓGIO

MONUMENTO NACIONAL

DESCERRAMENTO DE PLACA COMEMORATIVA

18H00

MOMENTOS LITERÁRIOS

COM

DEGUSTAÇÃO DE DOÇARIA CONVENTUAL

3 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

Ex.mos Srs.

foi com espanto que em
http://www.cm-montemorvelho.pt/aconteceu_2009/108032009.htm li este
naco de prosa:

“Dos cromeleques aos relógios atómicos e ao GPS”, o investigador da
temática multidisciplinar do Tempo, faz nesta comunicação uma viagem
através da História e das Mentalidades, ligando o Homem e Cronos, e a
maneira como o primeiro se tem relacionado com o segundo. Relógios de
sol, clepsidras, ampulhetas, a relojoaria mecânica (da de torre à de
pulso) são instrumentos que acompanharam a viagem da Humanidade
através da realidade mais invisível e, no entanto, mais mensurável - o
Tempo. Mota Tavares abordará todas estas questões, numa viagem com
hora marcada, para as 15h30, do próximo sábado, no salão nobre da
Junta de Freguesia de Tentúgal.

ora, em http://www.cm-tvedras.pt/outros/agenda/detalhes/?id=464
ou em
http://dererummundi.blogspot.com/2009/03/sopas-de-pedra-o-relogio.html

têm praticamente o mesmo texto, referente a uma comunicação por mim
proferida a 6 de Março em Torres Vedras, no âmbito de uma série de
colóquios que ali estão a decorrer.

ora, a isto chama-se plágio.

se forem a
http://www.fernandocorreiadeoliveira.com/
terão acesso à referida comunicação na íntegra

será que, quanto a plágio, estaremos conversados?

sem outro assunto,

à vossa disposição

--
Fernando Correia de Oliveira
(Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

allaworldontime@gmail.com

http://sites.google.com/site/fernandocorreiadeoliveira/ (english)
http://allaworldontime.blogspot.com (english)
www.fernandocorreiadeoliveira.com (portuguese)

Contact:
(+351) 968 302 387

Address:
Fernando Correia de Oliveira
Director
ANUÁRIO RELÓGIOS & CANETAS
PROJECTOS ESPECIAIS
Rua João da Silva, nº 20
1900-271 Lisboa
Portugal

Fabio Mauro disse...

Caro amigo, eu aqui no Rio de Janeiro tenho mania igual - desde os anos oitenta, pesquiso os marcadores de tempo - coleciono-os,e subi em torres de predios públicos, campanários etc.sempre na pesquisa das origens. Faço até hoje levantamento das máquinas que chegaram até nós, a partir da vinda de D João VI para o Brasil, fugindo à invasão napoleônica(1808). Muita coisa tenho a conversar com os amigos - agora mesmo tenho me comunicado com portugueses ,das cercanias de Braga, no intuito de trocar idéias, pesquisas, e comprar peças para os "contoise", chamados também de MOrez ou Morbier - eles chegaram ao Brasil nessa época da entrada da Côrte, e logo foram habitar as fazendas opulentas que se formaram à sombra das riquesas minerais da terra.Tenho um PPS, por enquanto modesto, com umas pinceldas sobre isso, e um livro já praticamente concluido, com a história de todos os relógios e seus monumentos, na cidade do Rio de Janeiro -envie-me um e mil preciso , para eu possa me correspnder com os amigos de maneira direta - um grande abraço!

Fabio Mauro disse...

Caro Oliveira, eu de informática só sei pro gasto - mas acho que falei em relógios em terreno dos doces! de qualquer modo a cabeça que dirige esses é a mesma que estuda os marcadores de tempo...