terça-feira, 16 de junho de 2009


Acis e Galatea”




No dia 24 de Junho o Conservatório de Música de Coimbra irá a convite da Confraria da Doçaria Conventual a Tentúgal para a apresentação da récita "Acis e Galatea" de G. F. Händel. Esta iniciativa marca o início de uma relação de parceria entre o CMC e a CDCT procurando, por um lado, descentralizar a cultura e espectáculos de elevada qualidade e torná-los acessíveis a quem não vive próximo das grandes cidades com a mais valia de poder aproximar o ensino da música ao público em geral. Com este espectáculo um público habitualmente distante poderá aproximar-se e será possível observar o que se faz numa instituição de excelente reputação como é o caso do CMC.
Por outro lado, esta iniciativa irá permitir a vinda a Tentúgal de um público que não conhece a riqueza histórica, cultural e arquitectónica desta vila podendo, assim, contribuir para uma maior divulgação e promoção do seu potencial turístico. Sabendo existir desde sempre uma relação privilegiada entre Coimbra e Tentúgal por causa dos famosos pastéis que todos procuravam degustar desde António Nobre ao mais anónimo dos conimbricenses, com esta vinda do CMC a esta vila procura-se um reforço dessa relação. Esta ida do CMC a Tentúgal representa, ainda, um reconhecimento da validade dos espaços disponíveis para utilização cultural nesta pequena vila histórica o que vem confirmar a ideia da "Sintra de Coimbra" tão presente no imaginário dos conimbricenses.

A récita "Acis e Galatea" irá decorrer na Igreja da Misericórdia no dia 24 de Junho pelas 21:30, constituindo o local um motivo acrescido para a vinda a Tentúgal, já que aquele espaço representa um dos expoentes máximos da monumentalidade e beleza arquitectónica daquela vila, dispondo, ainda, de um excelente ambiente acústico.

Este espectáculo será da responsabilidade das classes de conjunto " o canto e o drama" e "coro misto" do CMC, dispondo ainda de músicos convidados, mostrando o que de melhor se faz em Coimbra ao nível do ensino da música. " O Canto e o Drama" é uma Classe de Conjunto do CMC e teve início no ano lectivo de 1995/1996 segundo projecto da autoria da Professora Isabel Melo e Silva. Tem como objectivo estudar as várias vertentes do canto e, por isso, integra exclusivamente alunos desta disciplina. A direcção musical está a cargo do Professor Júlio Dias que colabora com a autora do projecto na direcção artística desde o seu início.
A obra "Acis e Galatea" é uma ópra de tema pastoril composta em 1718 por G. F. Händel, com libreto atribuído a Jonh Gay. Nela se conta a história do ciclope Polifermo que, num acesso de ciúmes, esmagou com uma rocha o seu rival, o belo pastor Acis, culpado de ser correspondido pelo amor da ninfa Galatea.

Com esta parceria e com esta iniciativa a CDCT mostra a sua vitalidade no esforço de divulgação do património de Tentúgal e a sua ambição no reforço da marca cultural desta pequena vila, mostrando que os doces conventuais são só convite e o apelo a uma visita bem mais demorada por esta vila que celebra os 900 anos da 1ª Carta de Foral.

Sem comentários: