terça-feira, 23 de junho de 2009

Os nossos santos

Os nossos santos

No mês dos Santos Populares a Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal congratula-se pelo patrocínio de uma outra abordagem a estas festas populares. Assim, no próximo dia 23 de Junho pelas 19:30 no Salão Nobre da JFT, a noite de São João irá começar com a apresentação de uma exposição composta pelas diversas leituras dos santos populares, sendo seguida por uma palestra de Telma Coelho e Pedro Coelho acerca da importância dos Santos no imaginário popular.
Com esta iniciativa a CDCT pretende, por um lado, não desvalorizando a componente popular e festiva da época, elucidar acerca da origem dos rituais associados às festas dos Santos populares dando enfâse ao modo como Sto António, São João e São Pedro se aproximaram do imaginário popular. Ou seja, mais do festejar a noite de São João, importa perceber o porquê dessa aproximação deste Santo ao Povo e qual a representação que este tem dessa relação.
Para cumprir este objectivo estarão disponíveis várias representações dos "nossos Santos" mais populares e os visitantes terão oportunidade de ouvir uma descontraída palestra onde serão mais importantes as histórias e as curiosidades do que a história de cada Santo. Num ambiente de final de tarde cultural, a CDCT pretende oferecer aos visitantes a possibilidade de aprender um pouco mais acerca do extenso imaginário popular sobre os Santos até porque estarão também presentes as histórias de José Craveiro e ainda as quadras, as orações, os pregões, os responsos, de cada Santo popular.
Para a a elaboração desta exposição foi possível contar com inúmeros exemplares de colecções privadas e ainda algum espólio da Agência do Banco de Portugal de Lisboa, do Museu Nacional de Machado de Castro, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Após este final de tarde que se quer divertido e elucidativo segue-se uma noite de festa popular com todos ingredientes da época como a o caldo verde e a sardinha. O Grupo de Cantares de Tentúgal ajudará a fazer a festa na sua vertente mais popular com as modinhas e cantares tão características da nossa região.

Sem comentários: